Rock in Rio sem copos Descartáveis

Posted on 3 Julho, 2018 · Posted in Eco Blog, Eventos

Não se falou de outra coisa: o maior evento do mundo está a mudar consciências e valores. A edição de 2018 está a ser inesquecível e os copos reutilizáveis são um sucesso.

Os festivaleiros gostam e o ambiente agradece!

Parcerias ecológicas desde 2008

Em 2008 a organização formalizou a parceria com a Sociedade Ponto Verde. Segundo fontes da organização, desde então foram já reciclados mais de 174 toneladas de plástico, latas e tetrapak.

A última edição aliás, foi notícia pelos valores de reciclagem: 100% de resíduos reciclados.

2018 chega com uma novidade que pretende revolucionar os festivais de verão e festas da cidade: uma coleção exclusiva de copos reutilizáveis, combatendo assim o desperdício de recursos. Estes copos serão oferecidos aos festivaleiros que pretendam consumir bebidas dentro da Cidade do Rock.

Sistema de Gestão de Resíduos – Rock in Rio

Implementado desde 20018, este sistema está baseado em três pilares que a organização valoriza: Economia, Ambiente e Sociedade. Tendo isso presente, é possível perceber as medidas anunciadas pela organização para que possa alcançar os seus objetivos:

  • Plano de gestão de resíduos rigoroso para todos os parceiros e organização;
  • Parcerias com entidades de recolha e tratamento de resíduos, públicas e privadas;
  • Acompanhamento dos trabalhos de montagem e desmontagem;
  • Formação e informação aos operadores de lojas, stands e fornecedores;
  • Doação de materiais no fim do evento;
  • Doação de alimentos excedentes a instituições de solidariedade social em Portugal e nos EUA;
  • Ações especiais para o público do Rock in Rio. Com um total de 1.523 toneladas de resíduos enviados para reciclagem ou valorização, correspondentes a cerca de 70% dos resíduos produzidos.

Copos reutilizáveis em Portugal e no Mundo

Mais do que uma moda, esta ideia da reutilização de copos veio para ficar. Por todo o Mundo podem encontrar-se cidades onde são distribuídos copos pelos turistas que as visitam.

Há pouco tempo, o EcoCopo foi notícia no Carnaval de Torres Vedras: esteve presente e a avaliação não podia ter sido mais positiva! Aliar a brincadeira e a folia ao cuidado com o ambiente fizeram com que a Cidade fosse notícia também pela responsabilidade social que demonstrou ter, tanto em jornais de tiragem nacional como também com uma entrevista na televisão nacional.

Portugal, país com grande tradição académica, não se ficou apenas pelo seu Carnaval para mostrar que o ecossistema e a sua preservação saõ importantes. A comunidade estudantil associou-se a este conceito, possibilitando uma Queima das Fitas um pouco mais consciente a todas as capas negras que dela fizeram parte. As universidades do Porto e Coimbra deram o mote e utilizaram o sistema de empréstimo do copo como forma de incentivar à diminuição do desperdício e lixo causado pelos inúmeros copos de plástico todos os anos, tal como pode ver no artigo com o nome: QUEIMA DAS FITAS EM PORTUGAL COM CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA.

Mais do que apenas um conceito, o EcoCopo traz sempre algo mais ao consumidor, do que apenas uma bebida. Traz consciência e o poder da transformação por um mundo melhor.

Mais sobre este tema:

QUEIMA DAS FITAS EM PORTUGAL COM CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA.

Hotéis e produtos biodegradáveis

(Fonte da imagem: Marketeer: https://marketeer.pt/2018/06/06/rock-in-rio-vai-ter-copos-reutilizaveis-gratuitos/)